terça-feira, 17 de março de 2009

Tirem as palas por favor!



A ciência vai derrubando bases da Igreja. Contudo, há uma base que ainda dá força à religião, a origem de tudo!
É O grande misterio da Vida, aquele que a ciência busca e que, eventualmente, terá uma solução quer seja de acordo com a Igreja ou não. Mas, para nosso bem, esperemos que não seja desvendado, é ele que dá gosto à Vida.

Tudo isto porque me lembrei de razões para, cada vez mais, as pessoas se afastarem da Igreja. Será porque vai-se encontrando resposta para as inúmeras questões que a Igreja apregoava de forma errada? Muitas das vezes com um claro objectivo de uso próprio e intimidação! Ou será porque a Igreja está desenquadrada da sociedade actual?, continuando com palas nos olhos para não ver à sua volta. O Mundo tem vindo a mudar ao longo dos séculos, em particular nas últimas décadas mas, eles pararam no tempo.
Estas questões vão crescendo em mim, principalmente em momentos particulares: recentemente no debate sobre o casamento homossexual; hoje em particulares pelas palavras de Bento XVI.
Que a Igreja é contra o uso do preservativo isso já é sabido de velhas guerras. Mas, pelo menos, podiam ter a dignidade de dizer que são contra porque são conservadores e retrogados e, não lhes apetece mudar. Contudo, as razões são outras, segundo o Papa, e passo a citar:

«Não se pode resolver (o problema da sida) com a distribuição de preservativos»;«pelo contrário, a sua utilização agrava o problema».

Ora, o intuito destas palavras é lembrar que a abstinência é a solução. Até seria, numa dimensão paralela.
Mais uma vez a Igreja (leia-se Papa) não larga as suas palas (seria mais uma venda) e observa o mundo à sua volta.
Segundo esta teoria da Igreja (para a diminuição de infecções com SIDA), podemos generalizar para muitos outros problemas sociais e tudo fica mais fácil, ora vejamos:
- Drogas.... Solução: eles que não se droguem
- Prostituição... Solução: elas que não se prostituam
- Crise Económica... Solução: Façam mais dinheiro

E por aí a fora (o problema da crise pareceu-me interessante visto por este prisma)...
O Mundo não é perfeito, muito menos como nós (quase todos) gostariamos que fosse, mas tem-se que olhar para os problemas e combatê-los com as medidas certas.

1 comentário:

  1. A igreja católica lembrou-se um dia de interpretar as coisas à sua maneira e durante várias épocas ela dominava as mentalidades e impunha as suas ideias e regras(infelizmente tb acontece agora mas menos). Felizmente as mentes evoluiram e existe a percepção para destapar e começar a tirar essa pala dos olhos. A ciência acabará por superar as ideias religiosas e as pessoas acabarão por perceber que a propria interpretação da Biblia, é feita à maneira de cada um.

    ResponderEliminar